Páginas

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Paulo e a cruz



Sentido vertical e sentido horizontal
Paulo nasceu no ano 5 d.C, em Tarso, na Cilícia, Ásia Menor. Morreu decapitado, em Roma, no ano 67, com 62 anos. No dia 25 de janeiro comemora-se sua conversão e, 29 de junho, o seu martírio.

- O crucificado é tema central na pregação de Paulo:
“Entre vocês eu não quis saber outra coisa a não ser Jesus Cristo e este crucificado”.
(1Cor 2,2).
“A linguagem da cruz é loucura para aqueles que se perdem.
Mas, para aqueles que se salvam, para nós, é poder de Deus” .
(1Cor 1,18).
- Para Paulo, na cruz há duas relações de comunhão:
a vertical com Jesus Cristo e
a horizontal entre todos nós.

- Vertical: Paulo se diz em comunhão com Jesus crucificado: “Fui morto na cruz com Cristo” (Gl 2,19). E explica: “Eu vivo, mas já não sou eu que vivo, pois é Cristo que vive em mim. E esta vida que eu agora vivo, eu a vivo pela fé no Filho de Deus que me amou e se entregou por mim”. (Gl 2, 20).

- Horizontal: para todos os que crêem, a cruz é poder de Deus.
Na linha horizontal da cruz está o poder de Deus que não é prepotência, domínio. É o poder do serviço, da gratuidade, do amor, da disponibilidade. É esvaziar-se, para comunicar vida.
Com esta certeza, Paulo escrevia aos Filipenses:
Aprendi a contentar-me com o que tenho. Sei viver na penúria, e sei também viver na abundância. Estou acostumado a todas as vicissitudes: a ter fartura e a passar fome, a ter abundância e a padecer necessidade. Tudo posso naquele que me conforta." (Fl 4,11-13).

Assim, entende-se melhor o hino cristológico:

Sendo ele de condição divina,
não se prevaleceu de sua igualdade com Deus,
mas aniquilou-se a si mesmo,
assumindo a condição de escravo
e assemelhando-se aos homens.
E, sendo exteriormente reconhecido como homem,
humilhou-se ainda mais, tornando-se obediente até a morte,
e morte de cruz.
Por isso Deus o exaltou soberanamente
e lhe outorgou o nome que está acima de todos os nomes,
para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho
no céu, na terra e nos infernos.
E toda língua confesse, para a glória de Deus Pai,
que Jesus Cristo é Senhor. ”
( Fl 2,6-11).

Em coerência com o sentido horizontal da cruz, Paulo testemunha que recebeu do Senhor o mandato para pregar o Evangelho a todas as nações:
“Tornei-me tudo para todos, a fim de salvar alguns”.
(1Cor 9,22).
E recomenda:
“A preocupação de vocês seja fazer o bem a todos”.
(Rm 12,17).

Para rezar com São Paulo
Eu creio:
“ Nossa glória é a cruz
onde nos salvou Jesus”

(Cf Gl 6,14)

Nenhum comentário:

Boas vindas!

Você é o visitante!