Páginas

domingo, 28 de setembro de 2008

Paulo, de perseguidor a apóstolo

Paulo era natural de Tarso da Cilícia, Ásia Menor, atual Turquia. Nasceu no ano 5 da nossa era. Os Atos dos Apóstolos falam de “um jovem chamado Saulo” (At 7,58). Este era o nome com o qual escutou a voz de Deus, na sua conversão. Saulo era seu nome judaico (At 13,9) e, Paulo, nome grego: “Então Saulo, também chamado Paulo, cheio do Espírito Santo...” (At 13,9). De família judaica, cresceu no meio mais tradicional do judaísmo.

Tinha 28 anos, poder e liderança, quando se deu a sua conversão. São Lucas narra, nos Atos dos Apóstolos, como foi.

Paulo, porém, respirando ainda ameaças e mortes contra os discípulos do Senhor, dirigiu-se ao sumo sacerdote, e pediu-lhe cartas para Damasco, para as sinagogas, a fim de que, caso encontrasse alguns do Caminho, quer homens quer mulheres, os conduzisse presos a Jerusalém.
Mas, seguindo ele viagem e aproximando-se de Damasco, subitamente o cercou um resplendor de luz do céu; e, caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? Ele perguntou: Quem és tu, Senhor? Respondeu o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues; mas levanta-te e entra na cidade, e lá te será dito o que te cumpre fazer.
Os homens que viajavam com ele quedaram-se emudecidos, ouvindo, na verdade, a voz, mas não vendo ninguém. Saulo levantou-se da terra e, abrindo os olhos, não via coisa alguma; e, guiando-o pela mão, conduziram-no a Damasco. E esteve três dias sem ver, e não comeu nem bebeu.
Ora, havia em Damasco certo discípulo chamado Ananias; e disse-lhe o Senhor em visão: Ananias! Respondeu ele: Eis-me aqui, Senhor. Ordenou-lhe o Senhor: Levanta-te, vai à rua chamada Direita e procura em casa de Judas um homem de Tarso chamado Saulo; pois eis que ele está orando; e viu um homem chamado Ananias entrar e impor-lhe as mãos, para que recuperasse a vista. Respondeu Ananias: Senhor, a muitos ouvi acerca desse homem, quantos males tem feito aos teus santos em Jerusalém; e aqui tem poder dos principais sacerdotes para prender a todos os que invocam o teu nome. Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome perante os gentios, e os reis, e os filhos de Israel;
pois eu lhe mostrarei quanto lhe cumpre padecer pelo meu nome. Partiu Ananias e entrou na casa e, impondo-lhe as mãos, disse: Irmão Saulo, o Senhor Jesus, que te apareceu no caminho por onde vinhas, enviou-me para que tornes a ver e sejas cheio do Espírito Santo.
Logo lhe caíram dos olhos como que umas escamas, e recuperou a vista: então, levantando-se, foi batizado. E, tendo tomado alimento, ficou fortalecido. Depois demorou-se alguns dias com os discípulos que estavam em Damasco; e logo nas sinagogas pregava a Jesus, que este era o filho de Deus.
(At 9, 1-20).

Paulo se torna verdadeiramente um “um instrumento para anunciar o nome de Jesus aos pagãos" e a todos! Ele diz: Tornei-me tudo para todos.” (1 Cor 9, 22).
No dia 29 de junho, comemora-se o martírio de São Paulo apóstolo.
A tradição da Igreja relata que São Paulo foi martirizado em Roma, no ano 67. Tinha 62 anos. Por ser cidadão romano, não foi crucificado, mas decapitado. No fim de sua vida, São Paulo afirmou: “Chegou o tempo de minha partida. Combati o bom combate, terminei a minha carreira, conservei fé.” (2 Tm 4,6-7).

Para uma Leitura orante
1.O que o texto diz? (Leitura)
2. O que o texto diz para nós, para mim? (Meditação)
3. O que o texto me leva a dizer a Deus? (Oração)
4. Qual o novo olhar que o texto desperta em mim? (Contemplação)
5. Que compromisso o texto me sugere? (Ação)
Oração a São Paulo Apóstolo

Ó glorioso São Paulo,
que de perseguidor dos cristãos
vos tornastes grande apóstolo,
que para anunciar o Cristo salvador ao mundo inteiro
sofrestes prisões,
flagelações, apedrejamentos, naufrágios
e perseguições de toda espécie,
e, por fim, derramastes o vosso sangue,
alcançai-nos a graça de aceitar
as doenças,
0s sofrimentos e adversidades desta vida.
Que nada nos desanime no serviço de Deus,
mas sirva para crescermos na fé,
na esperança e no amor.
Amém.
(Bem-aventurado Tiago Alberione)

Nenhum comentário:

Boas vindas!

Você é o visitante!