Páginas

segunda-feira, 21 de julho de 2008

Uma fiel Filha de São Paulo

Irmã Dolores Baldi

Na 22ª sessão solene da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, no dia 20 de maio de 2002, em comemoração do 70º aniversário da chegada ao Brasil da Pia Sociedade Filhas de São Paulo – paulinas - Irmã Natália Maccari, fsp, falou sobre Irmã Dolores Baldi, que hoje recordamos, nove anos após o seu falecimento. Disse Irmã Natália:

Era outubro de 1931. Chegavam ao Porto de Santos duas jovens irmãs, Dolores Baldi e Margarida Gerlotto, com a missão de iniciar a missão das Filhas de São Paulo no Brasil, primeiro país depois da Itália, pátria-mãe da Congregação. Padre Tiago Alberione, com a colaboração de Teresa Merlo, no dia 15 de junho de 1915, na pequena cidade de Alba, no norte da Itália, deu início à Congregação Paulina.

Sensível aos tempos, moderna, desafiadora. Mas por que escolheu a cidade de São Paulo para ser a primeira fundação no exterior? Setenta anos atrás, São Paulo era uma pequena cidade diante de outras, pioneiras nas tecnologias da comunicação. Por que preferiu São Paulo? Por que Paulo apóstolo é nosso protetor? Porque muitos imigrantes italianos vinham para São Paulo? Ou foi Deus quem nos preferiu? O que sabemos é que o fundador, Padre Tiago Alberione, tinha sobre sua mesa de trabalho o mapa do mundo, e no seu ardor missionário se perguntava: "Como caminha? Para onde caminha essa humanidade?"

Alberione, o profeta da comunicação, havia iniciado um novo modo de evangelizar, e sentiu urgência para que esse jeito novo de levar a mensagem de Jesus se espalhasse rapidamente. Este era o seu refrão: “A comunicação e a evangelização seguem evoluindo. É necessário preparar-se, atualizar-se. É necessário olhar longe e abrir caminhos.”

Dolores Baldi acabara de fazer os votos religiosos. Tinha apenas 19 anos, mas amava as lições. Era a pessoa certa. O fundador, sem muitos rodeios, como quem ordena a mais simples das tarefas, disse às duas escolhidas: “Vocês vão começar a Congregação em São Paulo, no Brasil. Se vocês não forem aceitas, vistam-se de verde e de amarelo, ou de vermelho. Mas façam a missão. Preparem-se, pois o navio vai partir dentro de dois dias do porto de Gênova.”

Foi tudo tão rápido, parecia um sonho. Mas o sonho era o Brasil.

Dois meses após, chegava também irmã Stefanina Cillario. O Brasil abriu caminho para as demais fundações. Hoje estamos em 52 países. No Brasil, somos 220 irmãs, num total de 26 comunidades, desde Porto Alegre até Manaus. Nosso carisma é muito amplo e exigente: dedicarmo-nos à evangelização com os meios de comunicação social e com os meios mais rápidos e eficazes que o progresso humano fornecer e as necessidades e as condições dos tempos exigirem. E hoje constatamos que a comunicação é o grande poder - ela conduz a história.
Aqui estamos, somando com a Igreja e a sociedade brasileira o nosso trabalho e a nossa vida. Desejamos caminhar com a Igreja e com a sociedade, assumindo suas alegrias e tristezas, suas angústias e esperanças, colaborando com a nossa missão de colaboradoras, para que o nosso povo seja cada dia mais cidadão autêntico e viva verdadeiramente como filho de Deus.
Disse Jesus: “Proclamai de cima dos telhados a minha mensagem de justiça, de paz, de fraternidade.” É isso que tentamos fazer - os mais variados meios de instrumentos da comunicação, por meio de livros, revistas, vídeos, filmes, CDs, cassetes, DVDs, CD-ROM, programas de TV, rádio, encontros, palestras, eventos, cursos de formação humana e social.

De início, íamos de casa em casa, com a preocupação de não deixar nenhuma, por mais distante estivesse, levando a todos, cristãos e não cristãos, um bom livro, revista, ou simplesmente um folheto ou uma palavra. Agora não é mais possível trabalhar desse modo, pois o mundo é rede, é on-line. Mas o espírito, o anseio é o mesmo: chegar a todos.

Centenas de pessoas colaboram conosco para levar à frente essa obra de Deus. Irmãs e leigos estão atrás das máquinas e computadores nos escritórios, estúdios, centros de divulgação, de formação e de ação social. Graças ao trabalho e à dedicação constante desses colaboradores, milhares de pessoas fortalecem sua fé e despertam para uma conscientização maior de seus valores e de sua ação de cidadania.

É uma história forte de comunicação, alicerçada na espiritualidade que nos sustenta, na formação que nos prepara, no empenho de cada dia. Uma história estimulada pelo caminha aberto e destemido de nossa Igreja, impulsionada pelos avanços da sociedade e dos meios de comunicação social. O caminho se abre, longo e deslumbrante, sempre com novos avanços e perspectivas. Mas nada a temer. Acreditamos em Deus, acreditamos também em vocês.


A esta grande "mãe"

Dolores Baldi, fsp (1910-1999),
fundadora das Filhas de São Paulo no Brasil,

que nos ensinou a viver a beleza do

viver e comunicar Jesus Cristo,

em clave de fé,

a gratidão de todas as
Paulinas do Brasil

Nenhum comentário:

Boas vindas!

Você é o visitante!